Serviço de Apoio, Psicologia e Orientação
Princípio de Atuação: “Na EPA, não varremos para debaixo do tapete.”
Os serviços de apoio psicologia e orientação da Escola Profissional de Aveiro, no âmbito da sua atuação como serviço integrado, desempenham atividades e/ou interações com:
– Alunos
– Familiares/Encarregados de Educação
– Professores/Educadores
– Demais estruturas de topo e intermédias de gestão
– Pessoal não-docente
– Profissionais de outras entidades, serviços ou instituições da comunidade
Organização, funcionamento e coordenação dos serviços
Sinalizações por: – O Próprio serviço – DTP – CP – OET – Professor do CT – Qualquer elemento da CE |
Motivos de sinalização: – Problemas académicos e de aprendizagem – Problemas de ajustamento psicológico – Problemas de comportamento – Problemas nas relações familiares – Uso/abuso de substâncias ilícitas – Problemas na integração social da família – Problemas de saúde |
A Equipa SAPO é composta por:
– Psicólogos
– Professores
– Outros Técnicos de Apoio
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Mário Madalena (Coordenador)![]() ![]() |
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Ana Sofia Valente![]() ![]() |
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Filipa Santos![]() ![]() |
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João Alves![]() ![]() |
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Luis Reis![]() ![]() |
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Sofia Ramos![]() ![]() |
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Susana Moreira![]() ![]() |
Destinatários e Intervenção
Tipo de destinatários dos serviços:
– Alunos de Cursos de Educação e Formação (CEF) de Nível Básico
– Alunos de Cursos Profissionais
– Alunos de Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) de Nível Secundário
– Alunos de Formações Modulares Certificadas
– Familiares e Encarregados de Educação
– Docentes/Profissionais de Educação
Tipo de intervenção/atividades desenvolvida pelos serviços
– Educação Especial: Os psicólogos ajudam a determinar a elegibilidade dos alunos para a educação especial, apoiam o planeamento, a implementação e a avaliação de medidas educativas e atividades que visam a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais.
– Avaliação psicológica e educacional: Os serviços realizam avaliações compreensivas e completas a fim de compreender as dificuldades experienciadas por crianças e jovens, reportam ainda os resultados obtidos, oralmente ou sob a forma de relatório.
– Consulta psicológica individual e/ou em grupo: Os serviços intervêm junto dos alunos identificados com problemas ou dificuldades, no domínio cognitivo, socio-afetivo, comportamental, familiar, entre outros.
– Apoio Psicopedagógico: Os serviços intervêm junto dos alunos, através da deteção de dificuldades e necessidades educativas especiais dos alunos, propondo estratégias pedagógicas e de apoio diversificadas. Orienta o aluno no seu processo de aprendizagem, dando ênfase às suas capacidades e apoiando nas suas dificuldades.
– Prevenção seletiva/indicada: Os serviços implementam intervenções dirigidas a grupos alargados de alunos, ou a populações identificadas como de risco, com o objetivo de prevenir a ocorrência de problemas.
– Programas de desenvolvimento (promoção): Os serviços implementam intervenções estruturadas com vista a melhorar o funcionamento, ou a promover o potencial de desenvolvimento e de aprendizagem, de indivíduos ou grupos saudáveis.
– Orientação escolar e vocacional: Os serviços planificam, executam e avaliam atividades com vista ao desenvolvimento vocacional dos alunos e à formulação dos seus projetos escolares e profissionais.
– Formação ao pessoal docente e não docente: Os serviços favorecem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências nas pessoas que trabalham diretamente com crianças e famílias; colaboram com os mesmos na prevenção e resolução dos problemas dos alunos, entre outras atividades.
– Famílias: Os serviços fornecem informação e formação a pais e outros familiares no domínio da educação, do desenvolvimento e da aprendizagem; apoiam a participação da família na escola; a formação de parcerias na análise e intervenção junto dos alunos, entre outras atividades.
– Articulação com outros serviços da comunidade: Os serviços estimulam a cooperação e a coordenação entre serviços e instituições do meio envolvente, nomeadamente, das áreas da saúde, intervenção social e comunitária.
– Investigação: Os serviços apoiam a realização de estudos no seio da escola e desenvolvem atividades de investigação no sentido de ampliar a literatura sobre a prática profissional.
Protocolos e Parcerias
Protocolos, parcerias e acordos celebrados no âmbito dos serviços e demais estruturas intermédias de gestão pedagógica, assim como, gestão de topo:
– Pais em Rede
– Autarquias Locais
– Centro de Saúde
– Centros de Investigação
– CPCJ
– Escola Segura – PSP
– IEFP
– Entidades Privadas de Apoio
– Estabelecimentos de Ensino Superior
– Outras Escolas
– Serviço Locais de Ação Social
Espaços de Trabalho
– Unidade de Tecnologias
– Espaço Eng.º Victor Matos
– Unidado do Terciário
Gabinetes de trabalho apropriados para:
– Avaliação psicológica e educacional;
– Consulta psicológica individual e/ou em grupo.
Espaço Estilos e Espaço Inteligências apropriados para:
– Apoio Psicopedagógico;
– Apoio Pedagógico;
– Programas de prevenção/reeducação e promoção de competências.
Espaço Compromisso Educativo apropriado para:
– Articulação com outros serviços da comunidade;
– Apoio às famílias.
Espaço de Trabalho no VougaPark apropriado para:
– Todo o serviço prestado pelos SAPO na unidade do terciário.
Espaço de Trabalho no Eng. Victor Matos:
– Todo o serviço prestado pelos SAPO no Eng. Victor Matos.