Cerimónia Solene de entrega de Diplomas em Águeda

 

Decorreu no passado dia 12 de março a cerimónia oficial de entrega dos Diplomas de Qualificação aos dois primeiros grupos de pessoas do concelho de Águeda, pelo Centro Qualifica da Região de Aveiro, no café-concerto do Centro de Artes de Águeda. Tratou-se de um momento solene, presidido pelo Senhor Presidente da IPSS “Os Pioneiros”, José Carlos Arede e pelo Diretor do Centro Qualifica – RA, Jorge de Almeida Castro.
No momento de entrega dos diplomas, foi ainda possível contar com a colaboração do Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Brito Salvador, pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Águeda, Jorge Castanheira e pela Vereadora da Câmara de Oliveira do Bairro, Lília Águas.

Todo este processo resultou de um trabalho de parceria entre o tecido empresarial da região e a AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, neste caso através do trabalho desenvolvido pelo Centro Qualifica da Região de Aveiro no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissionais, de nível básico e secundário (6º, 9º e 12º anos). Estes processos, de carácter gratuito, conduzem a uma certificação escolar e/ou profissional, de acordo com as necessidades e ambições dos candidatos.

Na opinião de Jorge Castro, diretor da AEVA e do Centro Qualifica da Região de Aveiro, a AEVA, enquanto associação de competências, tem como preocupação central educar, valorizar e certificar a região de Aveiro. Contudo, tem na sua genética um olhar pelo território numa dimensão diferente daquilo que habitualmente os territórios têm por hábito fazer. A AEVA faz o território interagir, dando-lhe uma outra escala e, sobretudo, tenta plantar os princípios da educação e valorização do território em cada um dos municípios, acrescenta.
O Centro Qualifica da região de Aveiro encontrou-se, nesse dia, em Águeda a certificar pessoas obreiras, cheias de valor que tiveram de deixar a escola para trás, para trabalhar e sobreviver. Estivemos em Águeda a qualificar pessoas pelo seu saber-fazer e estamos certos que é através destas pequenas ações que as pessoas, empresas e municípios são valorizadas, crescem, inovam e naturalmente se desenvolvem de forma sustentável, realça Ricardo Cardoso, coordenador do Centro Qualifica da Região de Aveiro.

>> Veja as fotos do Evento

>> Veja a videorreportagem da Cerimónia de Entrega de Certificados de Qualificação

>> Leia o que foi publicado na Imprensa