RVCC PROFISSIONAL

Desde o passado dia 29 de fevereiro que o CQEP-RA se encontra a trabalhar em parceria com a Renault CACIA, no âmbito da certificação de competências profissionais dos seus colaboradores, através de processos RVCC profissionais.

Este projeto tem-se revelado desafiante, pois são os primeiros processos RVCC profissionais que o CQEP-RA está a desenvolver e logo com um parceiro de grande renome como a Renault CACIA. Uma vez que a Renault CACIA é certificada pela DGERT e possui uma bolsa de formadores especializada nas suas áreas de atuação, o CQEP-RA integrou na sua equipa alguns destes formadores, ao abrigo de um protocolo de cooperação estabelecido com a empresa.

A Eng.ª Ilda Costa, responsável pela área da formação na Renault, partilhou a importância e o impacto que este projeto tem para a empresa e, sobretudo, para os colaboradores:

O investimento na formação e qualificação dos recursos humanos assume-se como um instrumento de desenvolvimento e competitividade para a Renault CACIA. Neste sentido, e em parceria com o CQEP – Região de Aveiro, demos início a um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional, dirigido a 49 colaboradores da empresa, tendo como objetivo a Certificação Profissional de Nível 4.

Face à especificidade técnica do referencial de certificação escolhido, Técnico de Maquinação e Programação CNC, além da participação da equipa de Técnicos do CQEP-RA, este processo conta ainda com a intervenção de uma equipa de formadores da Renault, especializados nos domínios do referencial e certificados pelo IEFP.

Vários fatores e intervenientes se têm conjugado para que este processo decorra como esperado: colaboradores que aceitaram o desafio, uma equipa de formadores que disponibilizou todas as suas competências técnicas e pedagógicas para apoiar os participantes do processo, uma equipa de técnicos do CQEP-RA que desde o início do processo teve a capacidade de perceber e adaptar-se às exigências técnicas e organizacionais da empresa, mantendo contudo o rigor exigido num processo de certificação e, por último, a própria Renault CACIA, que incentivou os seus colaboradores a fazer parte deste processo de valorização curricular e profissional, assim como disponibilizou todos os meios logísticos necessários para a prossecução do objetivo do processo, a qualificação do seu capital humano.

De salientar que este processo enquadra-se num dos dois pilares da política de Recursos Humanos da Renault CACIA, a contratação de quadros altamente qualificados e a forte aposta na formação e qualificação profissional.

Neste contexto, a Renault CACIA tem como objetivo para os seus recursos humanos assegurar, desenvolver e manter as competências profissionais e necessárias à performance industrial.

Pelo exposto, através da cooperação existente entre a Renault CACIA e o CQEP-RA estamos convictos de que este processo reúne todas as condições necessárias para obter sucesso esperado. Por último, importa destacar a elevada competência e profissionalismo da equipa técnica do CQEP-RA.

A previsão de término deste projeto será a 13 de maio, pelo que todos os intervenientes estão a trabalhar afincadamente nas suas tarefas (técnicos, formadores e colaboradores) por forma a garantir o sucesso destes processos.

Agradecemos a confiança que a Renault CACIA depositou no nosso trabalho e na nossa equipa.